Livro - Os Mamíferos de Treviso
Trabalhar educação ambiental nas escolas é necessário e urgente, todos os dias. Desde sua criação, o Instituto Alouatta desenvolve atividades nas escolas do município e da região, quer seja em sala de aula ou em aulas extra classe, utilizando como cenário a natureza.
O Déficit de natureza gera uma realidade virtual equivocada para as crianças em sua fase inicial de educação. Quando se pergunta em sala de aula sobre animais silvestres é muito comum falarem de pandas, girafas, ursos e rinocerontes. Dificilmente alguém lembra da nossa fauna, porque eles NÃO CONHECEM!
Apresentar aos pequenos os nossos mamíferos, tornou-se um tema em nossas palestras e atividades de educação ambiental e, recentemente, nossa ferramenta de trabalho é o livro Mamíferos do Entorno da Reserva Biológica Estadual do Aguaí – Treviso.
Este livro é resultado de pesquisa desenvolvida em parceria com o LABZEV – Laboratório de Zoologia e Ecologia de Vertebrados da UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarina. Ao contrário da grande parte dos estudos universitários que geralmente ficam restritos aos seus laboratórios, este foi transformado em um livro, com linguagem acessível e ilustrações coloridas, de fácil interpretação e atrativo para todas as idades.
O estudo teve início em 2018 através da instalação de vinte câmeras Trap, na área do Instituto Alouatta e entorno. Após três anos de pesquisa reunimos todas informações em um livro de 50 páginas todo ilustrado.
A pesquisa foi finalizada em março de 2021, porém desde 2020 já estávamos trabalhando no desenvolvimento do livro, textos, ilustrações e diagramação. Em abril de 2021 foi feito o lançamento e a partir de então está sendo utilizado nas aulas de educação ambiental do município de Treviso, no colégio de ensino fundamental e médio da UNESC e nas comunidades de Treviso.
Em junho de 2021 iniciamos a implantação de placas, com as mesmas ilustrações e textos do livro, na área do Instituto, Trilha do Salto Branco, possibilitando disseminar estas informações a todos que visitam o ambiente (uma média de 3.000 pessoas por ano).
CLIQUE AQUI PARA CONHECER O LIVRO, EM FORMATO DIGITAL, EM EDIÇÃO FOLHEÁVEL!